V Prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea

28/08/2014 15:23
Quero agradecer o apoio que todos me deram no Prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea.
Não conseguimos classificar o livro O Julgamento do Diabo para a fase final do prêmio, mas isso não me desanima. Sei que temos muitos autores bons desconhecidos no Brasil.  
Não classificar o livro não desmerece a obra, pois o concurso é feito em votação popular apenas com avaliação de sinopse e capa. Muitos que votam não leram a obra e, sendo assim, não podemos avaliar o conteúdo dos livros que não chegaram na final. Acaba sendo uma classificação por melhor divulgação e maior circulo de conhecimento.
Outra dificuldade desse prêmio é a mistura de estilos. O prêmio mistura fantasia, ficção, poesia, biografia e obras técnicas como se fossem a mesma coisa. Não são!
Por isso eu pretendo fazer algumas sugestões ao Clube de Autores para o próximo prêmio.
Além da divisão de estilos (classificando 10 obras de cada estilo para a fase seguinte), sugerirei que na segunda fase (final) as obras sejam lidas na íntegra. Hoje, na segunda fase, são lidas apenas 50 páginas sequenciais (no máximo) do livro por especialistas. Acredito que assim, uma obra menor leve vantagem sobre outra com mais páginas. Ao ler 50 páginas de um livro de 70, você leu o livro quase todo (princípio, meio e fim), quando você lê 50 páginas de um livro de 400 páginas, você não consegue enxergar o "todo" da obra e a ideia que o autor quer passar, as surpresas, as conexões etc ficam perdidas. Fica injusto. Quando selecionei as páginas para o prêmio tive muita dificuldade de escolher. Escolher o inicio, meio ou final? Apresentar a história, prender o leitor ou mostrar a surpresa?
Mesmo com todas essas ressalvas fiquei muito feliz em participar desse prêmio (o primeiro que me inscrevo) e mais ainda com o apoio de tantos amigos.
Agradeço outra vez pelos votos e pela torcida, pois sei que algumas pessoas esqueceram de votar (por dificuldade de lembrar devido às atribulações da vida) ou não votaram por não terem  muita intimidade com o universo virtual, mas torceram e me deram o seu carinho. 
Encaminho, abaixo, a relação dos livros classificados.
Ficarei devendo mais informações sobre o prêmio, pois o Clube de Autores só liberará a listagem com o número de votos e classificação no dia 10/09.
Assim que for liberada informarei.
 
Obrigado e um grande abraço.
 
Sergio Ricardo
 
 
Resultado da 1a fase do V Prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea
 
 
27 agosto 2014
 
 
Após 20 dias de competição, com 580 obras inscritas e mais de 5 mil votos, chega ao fim a primeira fase do V Prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea!
Nesta fase, totalmente baseada em voto popular, 10 livros foram selecionados como finalistas e passarão agora para avaliação de um corpo de jurados do Clube de Autores, que deliberará sobre aspectos como capacidade de prender atenção, facilidade de entendimento, encadeamento de ideias e frases e originalidade.
 
Os finalistas são (em ordem alfabética):
As Quatro Cartas de Camila (Lano Andrado)
Boulevard Café (E. S. Robinson)
Ela é o meu pecado (Sameerah Sy)
JP Um Sonho de… Presidente (Antônio Chiarotto Filho)
Morada sem Prumo (Gilmar de Souza Queiroz)
Narciso no mundo dos vilões (Romário Rodrigues Lourenço)
Nephesh de cada dia (Jackeline Nuit)
O Outro Lado da Estrada (André Sillres)
Um Conto de RPG (Luciano Maia)
Ventos para Areia Branca (Carlos Tourinho de Abreu)
 
Todos as obras da lista acima receberão, até o final do dia de hoje, um selo nos seus livros apontando-os como finalistas do Prêmio, mesmo após o seu término.
A todos os que participaram, os nossos mais sinceros parabéns por terem dado esse importante passo na divulgação de suas obras literárias – a inscrição em prêmios e concursos, afinal, sempre é importante no currículo de autores e de seus livros.
Aos 10 finalistas, agora é segurar por mais alguns dias a ansiedade :-)
IMPORTANTE: os resultados finais, com a pontuação de todos os que participaram, será divulgada apenas depois da segunda fase, em 10/09.